Página Inicial > Notícias > Campus inicia curso preparatório para o Seletivo 2017

Campus inicia curso preparatório para o Seletivo 2017

Voltado para alunos do 9º ano de escolas públicas do município, projeto de extensão “Preparar IFMA” oferta aulas específicas de Português e Matemática
  • publicado 19/10/2016 11h23
  • última modificação 19/10/2016 11h23

preparar-ifma-2

Um projeto inovador para atender à comunidade ribamarense e regiões adjacentes. No dia 4 de outubro (terça-feira), o Campus São José de Ribamar realizou a aula inaugural do projeto de extensão “Preparar IFMA”, que tem a finalidade de oferecer aulas específicas de Português e Matemática a alunos matriculados na rede pública municipal de ensino, e inscritos no processo seletivo unificado para os cursos técnicos do IFMA em 2017.

preparar-ifma-1Com disponibilidade de 60 vagas para este ano (30 para cada turno), o curso preparatório foi idealizado pela equipe pedagógica do Campus Ribamar, com plano de duração nos dois meses seguintes. Nesse período, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental terão aulas das duas disciplinas que compõem o exame seletivo do Instituto, agendado para dia 4 de dezembro. O Preparar IFMA funciona de terça a sexta-feira, com turmas pela manhã (8h30 às 11h) e à tarde (15h às 17h40).

Diretor de Ensino em exercício, o professor de Filosofia Edvan Wilson Ferreira Pinto disse que o Preparar IFMA representa um importante compromisso do Campus com a inclusão social. “Os alunos selecionados não possuem condições de pagar um preparatório, o que dificultaria muito o acesso à instituição”, disse ele, observando que o número de candidatos inscritos só para a unidade do IFMA no município de São José de Ribamar ultrapassou o patamar de 4 mil. O docente considerou ainda que os candidatos com melhores condições socioeconômicas podem pagar cursos preparatórios específicos.

Apreparar-ifma-3 equipe pedagógica envolvida na execução tem boas expectativas quanto à aprovação de candidatos por meio do projeto. “Essa iniciativa pode representar um passo decisivo na vida pessoal e profissional desses adolescentes”, refletiu a pedagoga Michelle de Cassia Barros Nascimento. Ela considerou que o dimensionamento do impacto do Preparar IFMA só poderá ser feito no futuro. Após a realização do projeto, a direção do campus pretende avaliar os resultados e, de acordo com a avaliação, propor melhorias para novas turmas no próximo ano.

Com a possibilidade de ampliar o número de vagas, o Campus Ribamar vislumbra nesse projeto de extensão um importante instrumento na democratização do acesso à rede de educação profissional por quem mais precisa.