Página Inicial > Notícias > Projeto “Curta no IFMA” é lançado no Campus São José de Ribamar

Projeto “Curta no IFMA” é lançado no Campus São José de Ribamar

A atividade de extensão visa levar o cinema e a cultura maranhense para alunos de ensino fundamental.
  • por Assessoria de Comunicação
  • publicado 21/10/2016 16h14
  • última modificação 21/10/2016 16h14

curta-no-ifma-ribamar-1Proporcionando a alunos de ensino fundamental uma visão cinematográfica de alguns dos personagens mais marcantes da história maranhense, o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) lançou o projeto de extensão “Curta no IFMA” na tarde dessa quinta-feira (20). O evento fez parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do Campus São José de Ribamar, realizada na Unidade Integrada Humberto de Campos.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Instituto e a Dupla Criação, empresa especializada em animações, quadrinhos, ilustração e editoração de livros. A ideia é promover a cultura maranhense e despertar nos jovens o interesse pela sétima arte. Três curtas-metragens de autoria da Dupla Criação foram exibidos aos alunos do 5º ao 9º ano da escola ribamarense: “Pequena História de Ana Jansen”, “Balaiada – A Guerra do Maranhão” e “Joca e a Estrela”.

“O objetivo é incentivar o fomento da identidade cultural através da pratica de cine-educação voltada para a cultura maranhense”, revela a professora Silvia Lílian Chagas, coordenadora do projeto e professora de Arte do Campus São Luís – Monte Castelo. Ela explica que a escolha do público-alvo se deve à noção de que os alunos do ensino fundamental estão em fase de descobertas. “A ideia é que, ao assistirem aos vídeos e conversarem com os artistas, eles possam produzir o seu próprio material”, comenta.

Entre os alunos da escola Humberto de Campos presentes no evento estava Rafaela Cardoso, do 9º ano. Ela conta que não conhecia nada do cinema maranhense. “Foi muito bom saber mais coisas sobre o Maranhão. Me sinto estimulada a ver mais filmes feitos aqui”, destaca. Além dos estudantes de ensino fundamental, a plateia contou com a presença de alunos dos cursos técnicos do Campus Ribamar, como Jéssica Macedo, do curso de Redes de Computadores. “Fiquei muito curiosa sobre a forma como os filmes foram feitos e os aspectos culturais que eles abordaram”, revela.

Ação educativa

Após a exibição dos curtas-metragens, houve bate-papo com Iramir Araújo, um dos realizadores da Dupla Criação. Os estudantes puderam tirar dúvidas, muitas delas sobre o processo de criação dos desenhos animados. “Eu vejo o curta como um laboratório. Embora sua exibição não tenha amplitude muito grande, quando esse tipo de filme é mostrado em festivais ou eventos como este, desperta nas pessoas o interesse por fazer cinema ou conhecer mais sobre ele”, conta o artista.

Os três filmes foram doados ao IFMA e já fazem parte do acervo da biblioteca do Campus Ribamar. O pró-reitor de Extensão, professor Fernando Lima, esteve presente no lançamento e destacou a importância dessas ações de disseminação da cultura e aproximação do Instituto com a comunidade. “A gente fica muito feliz de fazer um lançamento desse num campus novo. A ideia é que a gente propague isso por todos os campi em outros municípios do Estado”, destaca.

A programação do “Curta no IFMA” continua na tarde desta sexta-feira (21), com exibições para alunos de escolas públicas nas proximidades do Campus Monte Castelo. Na ocasião, a Dupla Criação também fará a entrega oficial de cópias das três animações para as bibliotecas de todos os campi do IFMA. A próxima exibição deverá ocorrer no Campus São Luís – Centro Histórico.