Página Inicial > Notícias > Campus promove Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Campus promove Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Atividades discutiram o tema “Ciência alimentando o Brasil” nos dias 20 e 21 de outubro.
  • publicado 01/11/2016 13h46
  • última modificação 01/11/2016 13h46

snctribamar2016-1
O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus São José de Ribamar realizou, nos dias 20 e 21 de outubro, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT, com o tema Ciência alimentando o Brasil. A temática escolhida para esse ano resultou da decisão da Organização das Nações Unidas (ONU) em proclamar 2016 como o Ano Internacional das Leguminosas.  As atividades foram desenvolvidas nas instalações provisórias do campus, que está sediado na U.E. Humberto de Campos.

A solenidade de abertura contou com a presença do diretor-geral pro-tempore, o professor Marco Antônio Torreão, que está afastado para tratamento de saúde, mas se fez presente no evento. Além dele, estiveram compondo a mesa a diretora de Desenvolvimento de Ensino, Ivesmary Magalhães, o diretor de Planejamento e Gestão, Anselmo Neto, o coordenador geral da Semana, Edvan Pinto e a diretora da Escola Humberto de Campos, a professora Adelisia da Conceição. Após a abertura oficial do evento, ocorreu a mesa-redonda com o título “Alimentação Saudável”, mediada pela professora Antonia Gomes. Dela participaram os seguintes palestrantes: o médico José Vale, a nutricionista Carolline de Abreu, e a educadora física Franciléia Andrade Lima. A atividade teve como foco discutir com os servidores, alunos e a comunidade em geral presente, os benefícios de uma alimentação saudável e das práticas esportivas na prevenção de determinadas doenças.

A abertura contou ainda com a banda Marcial da Escola CAIC de São José de Ribamar. Nas palavras da diretora de Desenvolvimento de Ensino, “o evento marcou de forma singular a presença do campus na comunidade de São José de Ribamar, à medida que propõe uma discussão sobre o problema da alimentação, visto que ainda milhares de brasileiros fazem apenas uma refeição por dia”.  Nas palavras da assistente social do campus e da equipe de organização, Ana Letícia Arruda, “o evento representa um momento importante para a discussão das políticas públicas voltadas para o atendimento de brasileiros que ainda sofrem com a fome”.

Programação

A programação da Semana contou também na tarde da quinta-feira (20/10) com o Projeto “Curta no IFMA”, ação da Proext em parceria com a empresa Dupla Criação, voltada para a exibição de curtas metragens destinados à comunidade discente. O projeto de iniciativa da professora de Artes do Campus São Luís – Monte Castelo, Silvia Lílian Chagas, foi pensado com o intuito de possibilitar aos alunos o contato com importantes temas da cultura maranhense através da sétima arte. Na ocasião, Ivesmary Magalhães recebeu das mãos dos produtores um kit para divulgação do projeto.

Na sexta feira (21/10), foi realizada a exposição de trabalhos com servidores do campus, além de uma oficina de reaproveitamento de alimentos em parceria com o SESI, voltada para o atendimento de mulheres atendidas pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) da Maioba. Nesta primeira edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o campus São José de Ribamar teve como parceiros o Sesi, o Sebrae e a Secretaria Municipal de Agricultura de São José de Ribamar.

Na avaliação do diretor de Planejamento e Gestão, em exercício na Direção-geral, Anselmo Neto, a SNCT/2016 foi muito importante, pois possibilitou ao campus cumprir sua missão institucional na sociedade ribamarense, ao possibilitar a criação de um espaço de discussão, promoção e divulgação do conhecimento científico e, agradeceu e parabenizou a todos os envolvidos na realização do evento.