Página Inicial > Notícias > Ações do Outubro Rosa e Novembro Azul são realizadas em Ribamar

Ações do Outubro Rosa e Novembro Azul são realizadas em Ribamar

Atividades despertaram a comunidade sobre a importância da prevenção ao câncer de mama e de próstata.
  • Assessoria de Comunicação, com informações do campus
  • publicado 14/11/2016 13h02
  • última modificação 14/11/2016 13h02

outubrorosaribamar2016-1
O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus São José de Ribamar realizou, simultaneamente, as ações referentes à luta contra o câncer junto a comunidade docente e discente. A Diretoria de Desenvolvimento de Ensino, em articulação com a equipe multiprofissional do campus, promoveu uma programação integrada no dia 31 de outubro, contemplando as campanhas de prevenção ao câncer de mama e de próstata, que acontecem em todo o país.

De acordo com a equipe multiprofissional – composta pela assistente social Ana Letícia, pela técnica de Enfermagem Kátia Regina Santos, pelo médico José Vale e pelas pedagogas Michelle Nascimento e Mariceia Lima –, a ideia foi reiterar o valor e a importância das duas campanhas para que toda a comunidade saiba os perigos da negligência com a saúde. Para Kátia Regina Santos, “inserir campanhas como estas como parte das ações de formação dos alunos um grande ganho, pois no futuro eles não terão resistência quanto aos exames, principalmente os homens, que, no geral, têm preconceito quanto ao exame do toque”.

A programação contemplou palestras explicativas acerca dos dois temas. Os profissionais envolvidos na atividade buscaram maior interação com os alunos e servidores e, em clima de descontração, orientações foram repassadas para que todos saibam que a melhor maneira de combater o câncer é com informação. Assim, para os servidores do campus, o evento foi muito bem recebido: para alguns uma pausa nas atividades habituais, uma vez que compreende um momento interativo e rico, em que as dúvidas foram esclarecidas, novas informações são repassadas, possibilitando aos participantes um momento de grande aprendizagem sobre as duas formas de câncer que matam milhares de brasileiros. A diretora de Desenvolvimento de Ensino, Ivesmary Magalhães, destacou que a programação realizada de modo conjunto reforça muito mais o caráter das duas campanhas.