Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página Inicial > Sobre o Campus
Início do conteúdo da página

Sobre o Campus

publicado 30/04/2015 20h01 | última modificação 09/07/2015 19h32

Projeto do Campus São José de Ribamar

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus São José de Ribamar foi autorizado pela Portaria nº 1.074 de 30 de dezembro de 2014 publicada no Diário Oficial da União no dia de 31 de dezembro de 2014. No dia 16 de agosto de 2011 a presidente da República, Dilma Rousseff, anunciou a abertura de 208 unidades dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia, espalhados em todo o país. O Maranhão foi beneficiado com oito novos Campus, dentre eles o Campus de São José de Ribamar.

As obras de construção do prédio do Campus tiveram inicio com a cerimônia de assinatura da ordem de serviço no dia 24 de outubro de 2013. O evento reuniu centenas de pessoas, dentre elas lideranças políticas e comunitárias; além de estudantes das escolas públicas do município. No mesmo dia ocorreu audiência pública para definição dos eixos a serem ofertados pelo Campus. Os trabalhos contaram com participação de vários segmentos da sociedade (professores, empresários, sociedade civil, estudantes), que apontaram Comunicação e Informação, Processos Industriais e Gestão e Negócios como Eixos centrais de atuação do campus.

Sobre a cidade

O município de São José de Ribamar foi primitivamente aldeia dos índios gamelas, localizada nas terras dos religiosos da Companhia de Jesus, concedidas por datas e sesmarias pelo Governador do Maranhão, Francisco Coelho de Carvalho, em 16 de dezembro de 1627. Pelo Alvará de 7 de junho de 1755, foi restituída aos índios a liberdade de pessoa e adjudicadas terras para a subsistência dos silvícolas e para a fixação de 200 casais no local. O início da vida política se deu em 1757, com a elevação da aldeia à categoria de lugar. Em 1896 a localidade já possuía 19 casas cobertas de telhas e algumas de palha em torno da igreja. Passou a Município com a denominação de Ribamar em 1913. Foi, por várias vezes, extinto e restaurado até que, em 1952, foi restabelecido definitivamente. Em 1969, sua denominação passou para São José de Ribamar, em homenagem ao Padroeiro do Município.

A sede de São José de Ribamar fica a 30 km de São Luís, no extremo leste da Ilha, à beira da Baía de São José. Terceira maior cidade do Maranhão em número de habitantes, segundo dados recentes do IBGE, São José de Ribamar, hoje, possui uma das economias que mais cresce no Estado do Maranhão.

Fim do conteúdo da página