Página Inicial > Notícias > NAPNE promove primeira edição do “Diálogos”

NAPNE promove primeira edição do “Diálogos”

Alunos, familiares e membros do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência acompanharam toda a programação.
  • publicado 09/04/2019 10h15
  • última modificação 11/04/2019 11h58

Apresentações artísticas fortaleceram a programação do evento

O Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Educacionais (NAPNE) do Campus São José de Ribamar realizou a primeira edição do “Diálogos: A inclusão da Pessoa com Deficiência”, no último dia 2. A iniciativa dissemina ações afirmativas para o fortalecimento da inclusão de pessoas com deficiência, além de sensibilizar toda a comunidade acadêmica por meio de uma cultura que combata o preconceito e a discriminação.

Familiares, membros do Fórum da Pessoa com Deficiência, presidente e membros do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência do Município de São José de Ribamar, acompanharam a programação do evento, que ocorreu nos turnos três turnos (matutino, vespertino e noturno), com discussão de quadrinhos de inclusão, artigos sobre inclusão com responsabilidade, apresentações musicais e artísticas, além de rodas de conversa com a presença de pessoas com deficiência e dos participantes convidados.

Entre as temáticas em foco, destacam-se, dentre outros, o Transtorno do Espectro Autista (TEA), Surdez, Cegueira/Baixa Visão, Deficiência Física e Mobilidade Reduzida. Segundo a coordenadora do NAPNE do Campus São José de Ribamar, Layanne Passos, a escolha do dia 02 de Abril ocorreu por ser considerado o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. Os alunos do Curso de Tecnólogo em Processos Gerenciais foram contemplados com a palestra do professor Ronaldo Silva Júnior, advogado e servidor do IFMA Campus Pinheiro, que ministrou a palestra com a temática: Lei Brasileira de Inclusão (LBI).

A aluna Ana Luiza Cardoso, do 2º ano do curso de Eletroeletrônica, ressalta que é de “extrema importância existir eventos como esse promovido pelo NAPNE, porque mostra que ainda falhamos em incluir pessoas com deficiência. Com o “Diálogos”, eu pude tirar muitas dúvidas, aprendi que pessoas com deficiências não são limitadas. Espero mais eventos assim na escola.”

Para Vanessa Nascimento, colega de turma de Ana Luíza, o conhecimento adquirido já fez diferença no pensar sobre esse tema. “Eu pude passar pra outras pessoas o que aprendi aqui. Aprendi que o nome não é especial e sim pessoas com deficiência”, aponta.

O evento também teve um resposta positiva dos professores. Um exemplo disso é a fala da professora Bruna Elizama, que destacou o evento como muito acolhedor. “Os alunos tiveram contato com pessoas com diversas deficiências e isso possibilitou uma reflexão acerca da problemática. Ouvi diversos alunos relatarem que não imaginavam que as dificuldades eram tamanhas”.

O servidor Marco Antônio, bibliotecário, mediador da palestra sobre Lei Brasileira de Inclusão, reforça que a magnitude do evento levou a possibilidade do aluno do ensino superior perceber a deficiência sem preconceito, e que precisamos “aprender a aprender” focando a necessidade de operacionalizar as leis.

A assistente de alunos Líssia Protázio também ressalta a necessidade de mais visibilidade e ressignificação dos contextos que envolvem a inclusão de pessoas com deficiência, e ressalta o saldo positivo do evento.

A mesa de abertura foi composta pelo Diretor Geral do Campus, Marco Antônio Goiabeira Torreão; pela professora Cleomar Lima Pereira, responsável pela Diretoria de Desenvolvimento e Ensino; Anselmo Alves Neto, responsável pela Diretoria de Administração e Planejamento; a Coordenadora do NAPNE, a professora Layanne Christinne dos Passos Miguens, o professor João Batista Cardoso Botelho, da Divisão de Direitos Humanos do IFMA; e o aluno surdo Guilherme Ferreira Privado, do curso de Eletroeletrônica do campus.

Acesse a galeria de fotos abaixo.