Página Inicial > Notícias > Realizada II edição do projeto de extensão IFMA saudável

Realizada II edição do projeto de extensão IFMA saudável

Evento aconteceu no dia 30 de abriu e levou serviços de saúde à população.
  • publicado 06/05/2019 18h26
  • última modificação 06/05/2019 18h26

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus São José de Ribamar realizou no último dia 30 a segunda edição do projeto de extensão “IFMA Saudável”, com enfoque na educação em saúde. O projeto, coordenado pela Coordenadoria de Assistência ao Educando (CAE), visa promover a reflexão sobre a forma como cada indivíduo lida com sua saúde nos dias atuais.

Durante esta edição, que trouxe como tema “A Saúde em Primeiro Lugar”, a ação buscou oferecer à comunidade escolar alguns serviços básicos nas áreas de saúde, como testes de glicemia, vacinação, aferição de pressão arterial, aplicação de flúor, além de atividades educativas e culturais.

Visando a ampliação da oferta dos serviços ofertados, a comissão organizadora buscou firmar parcerias com órgãos da administração municipal, como a Secretaria Municipal de Saúde, o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), O Corpo de Bombeiros, através da Equipe D. K. M – Diniz Krav Maga, Hospital São Domingos, Clínica Physiocorp, além da participação de outros colaboradores e servidores que contribuíram com outras atividades, como oficinas, rodas de conversas, palestras e exposições artísticas.

A exposição artística contou com a presença do pintor Lucas Silva, que faz parte da Associação dos pintores com a boca e os pés. Lucas foi diagnosticado com artrogripose múltipla congênita (AMC), uma doença que provoca rigidez e deformidades nas articulações. A noite, o evento foi marcado pela palestra “Cuidados” de Si, ministrada pela professora Alcione Costa.

Para o enfermeiro Jhonny Marlon, “o II IFMA Saudável foi elaborado com o intuito de sensibilizar a comunidade acadêmica sobre a importância da manutenção de bons hábitos de vida. O profissional de enfermagem atua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde com autonomia e em consonância com os preceitos éticos e legais da profissão. Pudemos alinhar nossos conhecimentos em prol da promoção de hábitos de vida menos prejudiciais, sensibilizando a comunidade acadêmica sobre a importância do envelhecimento saudável”.

“Esse evento foi um marco no ensino interdisciplinar, visto que relacionou a educação e a saúde no mesmo dia. Saúde é algo imprescindível e a instituição mostrou grande importância com o tema ao promover o II IFMA Saudável”, destacou o aluno Udson Silva, do curso técnico em Eletroeletrônica.

Segundo a aluna Nayara Frasão, do curso técnico em Jogos Digitais, “foi um evento necessário e importante para os alunos, pois conscientizou sobre cuidados com a saúde. Os pontos fortes foram a exposição de artes do artista Lucas Silva, que demonstrou muita determinação, e as oficina de saúde da mulher e de arte e beleza, pois trabalharam a autoestima dos participantes.”