Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Realizada II edição do projeto de extensão IFMA saudável
Início do conteúdo da página Notícias

Realizada II edição do projeto de extensão IFMA saudável

Evento aconteceu no dia 30 de abriu e levou serviços de saúde à população.
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 06/05/2019 18h26
  • última modificação 06/05/2019 18h26

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus São José de Ribamar realizou no último dia 30 a segunda edição do projeto de extensão “IFMA Saudável”, com enfoque na educação em saúde. O projeto, coordenado pela Coordenadoria de Assistência ao Educando (CAE), visa promover a reflexão sobre a forma como cada indivíduo lida com sua saúde nos dias atuais.

Durante esta edição, que trouxe como tema “A Saúde em Primeiro Lugar”, a ação buscou oferecer à comunidade escolar alguns serviços básicos nas áreas de saúde, como testes de glicemia, vacinação, aferição de pressão arterial, aplicação de flúor, além de atividades educativas e culturais.

Visando a ampliação da oferta dos serviços ofertados, a comissão organizadora buscou firmar parcerias com órgãos da administração municipal, como a Secretaria Municipal de Saúde, o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), O Corpo de Bombeiros, através da Equipe D. K. M – Diniz Krav Maga, Hospital São Domingos, Clínica Physiocorp, além da participação de outros colaboradores e servidores que contribuíram com outras atividades, como oficinas, rodas de conversas, palestras e exposições artísticas.

A exposição artística contou com a presença do pintor Lucas Silva, que faz parte da Associação dos pintores com a boca e os pés. Lucas foi diagnosticado com artrogripose múltipla congênita (AMC), uma doença que provoca rigidez e deformidades nas articulações. A noite, o evento foi marcado pela palestra “Cuidados” de Si, ministrada pela professora Alcione Costa.

Para o enfermeiro Jhonny Marlon, “o II IFMA Saudável foi elaborado com o intuito de sensibilizar a comunidade acadêmica sobre a importância da manutenção de bons hábitos de vida. O profissional de enfermagem atua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde com autonomia e em consonância com os preceitos éticos e legais da profissão. Pudemos alinhar nossos conhecimentos em prol da promoção de hábitos de vida menos prejudiciais, sensibilizando a comunidade acadêmica sobre a importância do envelhecimento saudável”.

“Esse evento foi um marco no ensino interdisciplinar, visto que relacionou a educação e a saúde no mesmo dia. Saúde é algo imprescindível e a instituição mostrou grande importância com o tema ao promover o II IFMA Saudável”, destacou o aluno Udson Silva, do curso técnico em Eletroeletrônica.

Segundo a aluna Nayara Frasão, do curso técnico em Jogos Digitais, “foi um evento necessário e importante para os alunos, pois conscientizou sobre cuidados com a saúde. Os pontos fortes foram a exposição de artes do artista Lucas Silva, que demonstrou muita determinação, e as oficina de saúde da mulher e de arte e beleza, pois trabalharam a autoestima dos participantes.”

registrado em:
Fim do conteúdo da página