Página Inicial > Notícias > IFMA certifica agentes de proteção e orientação no trânsito

IFMA certifica agentes de proteção e orientação no trânsito

A formação ocorreu por meio de parceria entre Prefeitura de São José de Ribamar, IFMA, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros
  • publicado 20/12/2019 11h25
  • última modificação 20/12/2019 11h31

Ao todo, 36 alunos concluíram o curso, ministrado por professores do IFMA

O Instituto Federal do Maranhão – Campus São José de Ribamar – sediou, na manhã de quinta-feira, 05, a entrega dos certificados referentes ao Curso de Formação Inicial e Continuada de Agente de Proteção e Orientação no Trânsito. A ação teve como finalidade capacitar os guardas civis municipais e policiais militares a atuar na orientação do trânsito, atendendo às diretrizes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran – Portaria 94/2017).

A formação é fruto de uma parceria entre Prefeitura de São José de Ribamar, IFMA, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. Ao todo, 36 alunos concluíram o curso, ministrado no 13º Batalhão da Polícia Militar do Maranhão, por professores do Campus São José de Ribamar, com carga horária de 240 horas.

Pró-reitor de Extensão, Fernando Lima: “estamos à disposição para conversarmos sobre novas parcerias”

Durante a solenidade, o pró-reitor de Extensão e Relações Institucionais, professor Fernando Lima, na ocasião representando o reitor Roberto Brandão, lembrou a trajetória do IFMA nos últimos dez anos, como uma instituição que já qualificou mais de 70 mil pessoas. “É mais que nosso efetivo permanente de alunos. Atualmente são parcos os recursos, porém contamos com a dedicação dos professores. Vocês verão o peso que tem a marca do IFMA, quando apresentarem um diploma ou certificado desta instituição”.

Na oportunidade, comentou as viabilizações realizadas pela Pró-reitoria no intuito de proporcionar campos de estágios aos alunos no mercado nacional e internacional. “Precisamos que a sociedade reconheça o trabalho IFMA, pois é por meio da educação que faremos a grande transformação social que São José de Ribamar precisa. Estamos à disposição para conversarmos sobre novas parcerias, de modo a atender às demandas do Estado”.

Prefeito de São José de Ribamar, Eudes Sampaio: “capacitar é investir em qualidade de vida”

Na opinião do prefeito de São José de Ribamar, Eudes Sampaio, o curso tinha que acontecer para que profissionais capacitados estejam nas ruas, orientando e atendendo às demandas da população. “Sabemos das atribulações do trânsito de nossa cidade. Esta capacitação é investimento na qualidade de vida do cidadão ribamarense e dos turistas que nos visitam”, pontuou o prefeito, que também comentou sobre a Primeira Mostra de Jogos Digitais desenvolvidos por estudantes do campus. “O IFMA foi uma conquista para nossa cidade, porque não se chega a lugar nenhum sem estudos. Estou impressionado com o nível dos jogos produzidos pelos alunos”.

Diretor do Campus São José de Ribamar, Marco Antônio Torreão

O diretor do campus, Marco Antônio Torreão, lembrou que em dezembro a escola completa cinco anos de autorização de funcionamento na cidade. “É com muito orgulho que participo desta solenidade. Aqui reafirmamos o papel de nossa instituição na realização de projetos, os quais visam à solução de problemas específicos de nossa cidade e região”, expressou o diretor.

Aproveitou ainda o momento para agradecer à coordenação, professores, policiais militares, civis, tenentes e soldados que participaram da capacitação. “Estou certo de que ainda há muito o que fazer, mas tenho certeza de que estaremos sempre prontos a contribuir com a nossa comunidade, formando novos profissionais”.

Para o secretário municipal de Transporte Coletivo, Trânsito e Defesa Social, Coronel Gonçalo Alves de Sousa, a contribuição do IFMA tem sido fundamental e determinante no sucesso da administração municipal. “Realizamos o que pretendíamos há muito tempo, mas que era visto como impossível”. A vereadora Marlene Monroe disse enxergar na escola o campus que oferece oportunidades.

Avaliação

“Tudo que aprendemos neste curso foi um benefício. Observamos uma mudança grandiosa. Quem ganha somos nós e a população de Ribamar”, analisou o bombeiro Valtenir Sousa. “Foi bom, principalmente por conta dos professores, interação da turma e conteúdo”, complementou a guarda municipal de São José de Ribamar, Dayse Correia, que diz ter apreciado a disciplina de Legislação de Trânsito.

Guarda municipal de São José de Ribamar, Dayse Correia

O professor da disciplina, Arimateia Cunha, comentou que a matéria faz parte do currículo do curso de Segurança no Trabalho. “Trabalhamos a segurança do cidadão. Só se reduz a quantidade de acidentes com capacitação e conhecimento, o qual precisa ser repassado”, finaliza o docente do IFMA – Campus São José de Ribamar.