Página Inicial > Notícias > IFMA e SOS VIDAS levam educação no trânsito à sala de aula

IFMA e SOS VIDAS levam educação no trânsito à sala de aula

Caderno pedagógico utilizado em sala de aula teve como tema Educação para o Trânsito de forma transversal em sala de aula.
  • publicado 08/01/2020 17h51
  • última modificação 08/01/2020 17h52

Como parceiro do Projeto de Valorização à Vida (SOS VIDA) o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus São José de Ribamar, por meio de servidores (docentes e técnicos), participou no mês de setembro de 2019 da capacitação para utilização em sala de aula do Caderno Pedagógico produzido pelo SOS VIDA e pela equipe pedagógica da Secretaria de Estado da Educação com o tema: Educação para o Trânsito de forma transversal em sala de aula.

A capacitação foi ministrada pelos professores Lourival Sousa, coordenador do Projeto SOS VIDA e Luís Câmara, da SEDUC, que participou da equipe que elaborou o caderno. Na capacitação, foi utilizado o exemplo do estacionamento demarcado pelo Campus São José de Ribamar, inclusive observando-se os espaços para portadores de necessidades especiais, idosos e gestantes.

Com base na capacitação ministrada pelo SOS VIDA, a professora de Geografia Flávya Gurgel envolveu no tema alunos das turmas de Programação de Jogos Digitais – 1º ano (matutino), Programação de Jogos Digitais – 2º ano (matutino) e Rede de Computadores – 1º ano – EJA (vespertino). “Nas duas primeiras turmas, os alunos foram ao estacionamento observar a sinalização e retornaram para a turma destacando as suas observações; e iniciamos uma roda de conversa sobre o trânsito no Maranhão. Na aula seguinte, abordaram sobre acidentes e situações de desrespeito que ocorreram/ocorrem no dia a dia deles no trânsito. Já na terceira turma, houve uma roda de conversa com leituras do caderno de apoio pedagógico sobre a educação para o trânsito no Sistema Estadual de Educação no Maranhão. Alguns alunos relataram sobre mortes no trânsito. Sabe-se que o trânsito é um espaço de convívio social, sendo importante um comportamento ético para os alunos. Então, foi possível constatar essa importância por meio das contribuições, perguntas, relatos de casos e reflexões dos alunos durante as atividades realizadas na sala de aula sobre “Educação no Trânsito”. Essa relação de conteúdos da Geografia também permite conscientizar e sensibilizar o aluno como pedestre e futuro motorista responsável no trânsito, no intuito de evitar acidentes e mortes”, destacou a professora Flávya. Ela complementa ainda que “Os estudos sobre urbanização brasileira e conceitos da Geografia, como espaço geográfico e lugar podem ser estudados durante a abordagem sobre o trânsito no Brasil”.

A Professora de Informática Karoline Leão também trabalhou com a turma de Programação de Jogos Digitais – 1º ano (matutino) aproveitou o tema (violência no trânsito) e integrou com o uso das ferramentas de trabalho (editor de texto, editor de planilhas, editor de apresentações).  “Com o editor de texto eles formataram um artigo científico sobre violência de trânsito e, também, descreveram experiências pessoais. Com o editor de planilhas, eles transcreveram dados do mesmo artigo, montando diferentes tipos de gráficos com informações sobre violência, e com o editor de apresentação, os alunos, em grupos de dois ou três, criaram slides e fizeram apresentações orais sobre o tema”, explicou a professora. Karoline Leão disse ainda que “foi um trabalho muito interessante, pois a turma teve interesse no tema, o que facilitou o trabalho com as ferramentas. Todos tinham uma história para contar e, de alguma forma, já tinham vivenciado problemas, acidentes e até mesmo mortes envolvendo parentes e/ou amigos”.

“Essa primeira experiência, fruto da parceria IFMA e SOS VIDA, demonstra a preocupação de ambos parceiros com a inserção do tema Educação para o Trânsito nos conteúdos trabalhados em sala de aula, principalmente para uma faixa etária que é muito atingida com a violência viária visando que esses alunos possam ser multiplicadores de boas práticas no trânsito”, finaliza Lourival Sousa.