Página Inicial > Notícias > Campus Ribamar realiza São João com programação especial

Campus Ribamar realiza São João com programação especial

• publicado 05/07/2021 18h00
  • última modificação 05/07/2021 18h00

Com o propósito de diminuir os desconfortos do distanciamento social, o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus São José de Ribamar promoveu um São João diferente. O momento foi de arregaçar as mangas e partir para a ação, criando um São João virtual com caráter humanizador. Uma série de atividades ocorreram no período de 21 a 25 de junho, com o objetivo de valorizar a cultura popular e ajudar as pessoas que mais precisam no momento.

A programação contou com a participação de convidados de alguns dos mais tradicionais grupos de bumba-meu-boi do estado. Temas como a manutenção da cultura popular em tempos de pandemia foram abordados em diálogos realizados entre a comissão organizadora e lideranças do Boi do Maracanã e Boi da Maioba. As conversas foram veiculadas nas mídias sociais do campus.

Outra ação foi o leilão beneficente organizado a fim de ajudar os alunos que estão enfrentando dificuldades financeiras em suas famílias. Pratos com comidas típicas foram doados pelos servidores e leiloados de forma on-line, pelo canal do campus no YouTube, com a participação do leiloeiro e cantador de boi de São José de Ribamar, José Domingos Neto. Toda a renda adquirida será revertida para aquisição de cestas básicas.

Segundo a professora Jane Carla Lindoso, coordenadora da comissão organizadora, o evento proporcionou à comunidade espaços de integração e de diálogo direto com a cultura popular. “Trouxe para todos nós um olhar reflexivo de como a cultura é um aliado para a nossa saúde mental e social. Foram momentos de ‘respiros coletivos’ que propagaram o espírito de solidariedade e de esperanças por dias melhores”, comentou.

As quadrilhas juninas também foram lembradas com um concurso de Rei e Rainha Caipira, realizado por meio do Instagram do campus, mobilizando toda a comunidade escolar. Houve também o Correio Elegante, enchendo os stories do Instagram com mensagens carinhosas que renovaram as esperanças de logo reunir estudantes e servidores de forma presencial novamente.

“O tão esperado São João foi adiado mais uma vez, porém nossa forma de nos refazer em meio às adversidades trouxe a certeza de que a escola tem a cara que damos a ela. E, com um toque de solidariedade, fez com que nossos abraços se estendessem àqueles e àquelas que mais precisam”, pontuou o professor Elinaldo Quaresma, que também participou da comissão organizadora.