Página Inicial > Notícias - PE > Alunos participam de aula na Assembleia Legislativa

Alunos participam de aula na Assembleia Legislativa

Com o objetivo de discutir democracia e participação popular, aula foi realizada no dia 2 de setembro.
  • publicado 05/09/2022 09h36
  • última modificação 05/09/2022 09h36

Estudantes do IFMA Campus São José de Ribamar participaram, no dia 2 de setembro, de uma aula de campo na Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA). O objetivo foi discutir o sentido da democracia e da participação popular em nossos dias, utilizando como referencial a história da Grécia Antiga e os conceitos de democracia e cidadania naquele tempo histórico.

Além da discussão histórica e atual, a aula de campo buscou ajudar os alunos a compreender melhor a função da assembleia legislativa e de um deputado estadual. Os estudantes também puderam entender a participação dos cidadãos no processo e propostas de elaboração das leis.

A aula de campo se insere no projeto do bimestre da disciplina História, sob responsabilidade do professor Reinouds Lima. Entre as distintas etapas do projeto, os alunos estão elaborando propostas legislativas para apresentarem às instâncias políticas locais, debatendo os problemas e possíveis soluções para questões que afetam diretamente a realidade da juventude, em especial, dos estudantes do Campus São José de Ribamar.

Estão participando das atividades as turmas do primeiro ano integrado dos cursos técnicos em Administração, Eletroeletrônica e Informática para Internet. Da aula de campo realizada, também participaram o professor Igor de Luccas e a assistente de alunos Líssia Maria Protázio.