Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Curso de Graduação Tecnológica em Processos Gerenciais
Início do conteúdo da página

Curso de Graduação Tecnológica em Processos Gerenciais

publicado 18/02/2022 16h49 | última modificação 05/02/2023 18h53

NOME DO CURSO: Curso de Graduação Tecnológica em Processos Gerenciais

ÁREA DE CONHECIMENTO: Gestão e Negócios

CRIAÇÃO: Resolução nº 048 de 30/04/2018

IMPLANTAÇÃO DO CURSO: Agosto/2018

RECONHECIMENTO: [Em processo de Reconhecimento]

MODALIDADE: Presencial

ANO DE IMPLANTAÇÃO DO CURRÍCULO: 2018

HABILITAÇÃO: Tecnólogo

GRAU: Tecnólogo em Processos Gerenciais

TURNO: Diurno (vespertino/noturno)

CÓDIGO: 1442893

DURAÇÃO: 5 semestres (mínimo)/ 10 semestres (máximo)

CARGA HORÁRIA: 1.785 horas

Nº DE ALUNOS POR TURMA: 40

 


Requisitos de Acesso

O Curso de Graduação Tecnológica em Processos Gerenciais será ofertado aos egressos do Ensino Médio, e que o acesso dar-se-á acontecer da seguinte forma:

a) O acesso ao curso estará aberto aos portadores de certificado de conclusão de ensino médio ou equivalente que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio e classificados em processos seletivos realizados pelo SISU/MEC. No caso de vagas residuais, essas podem ser preenchidas por meio de processos seletivos para portadores de diploma de graduação e para alunos matriculados nesta ou em outra instituição de Ensino Superior para transferência interna e externa.

Áreas de Atuação

Empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assessoramento Campo de atuação Ocupações CBO associadas Possibilidades de prosseguimento de estudos na Pós-Graduação técnico e consultoria. Empresas em geral (indústria, comércio e serviços). Institutos e Centros de Pesquisa. Instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.

Biblioteca Maria Firmina dos Reis

 Biblioteca física do Campus (Acervo)

A Biblioteca Maria Firmina dos Reis subsidia a Diretoria de Desenvolvimento Educacional nas ações de ensino, pesquisa e extensão, visando harmonizar seus objetivos aos da Instituição A Biblioteca do Campus São José de Ribamar existe desde 2016, mas só foi inaugurada em 2 de outubro de 2017, data de inauguração do Campus. A escolha do nome foi feita pelos alunos em um concurso no II Sarau Literário do Campus em 2018, cuja oficialização do nome, Biblioteca Maria Firmina dos Reis, ocorreu em 24 de outubro de 2018 durante a I SEMANA DO LIVRO E DA BIBLIOTECA do Campus São José de Ribamar. A Biblioteca Maria Firmina dos Reis (BMFR) é aberta à comunidade em geral para consultas.

Serviços Oferecidos:

✓ Consulta livre ao acervo;

✓ Orientação a pesquisa;

✓ Informação bibliográfica;

✓ Acesso à Internet;

✓ Orientação à normalização de trabalhos acadêmicos;

✓ Auxílio a referências bibliográficas;

✓ Empréstimo, devolução, renovação e reserva de livros;

✓ Elaboração de fichas catalográficas;

✓ Declaração Nada Consta

O empréstimo domiciliar é concedido somente aos usuários cadastrados na BMFR, ou seja, alunos e servidores vinculados ao IFMA, Campus São José de Ribamar. Aos estudantes é permitido três por um período de cinco dias; aos servidores cinco livros por dez dias.

O IFMA Campus São José de Ribamar, em parceria com o Campus Caxias, também disponibiliza aos estudantes do ensino superior a Biblioteca Virtual Pearson com acesso a 8.131 títulos.

Para acessar a Virtual Person, clique no link abaixo:

Biblioteca Virtual 

EQUIPE DE TRABALHO

Bibliotecária

Nelia Maria do Carmo Maranhão

Auxiliares de Biblioteca

Érica Regina Franco Pereira

Joseane Cristina Silva Castro

 

ATENDIMENTO AO PÚBLICO

Segunda à Sexta das 8h às 22h

Contato: bibliotecasjribamar@ifma.edu.br

 

Fontes de Pesquisa e Bases de Dados 

Estes são alguns dos portais e Bases de Dados que o acadêmico do Curso Processos Gerenciais pode acessar gratuitamente:

http://www.spell.org.br/

http://www.anpad.org.br/periodicos.php

https://rac.anpad.org.br/index.php/rac

https://www.scielo.br/

 


Bruna Elizama Rocha de Melo – Prof. Msc. de Administração

E-mail do coordenador: bruna.elizama@ifma.edu.br

E-mail da Coordenação: ccspg.sjribamar@ifma.edu.br

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9319789998106595

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5102-3331

Matrícula SIAPE: 1808708

Atendimento:

    • Segunda-feira: 15h às 22h
    • Terça-feira: 15h às 22h
    • Quarta-feira: 15h às 22h
    • Quinta-feira: 15h às 22h
    • Sexta-feira: 15h às 22h

Planos de Trabalho Coordenação

Plano de Trabalho Coordenação Superior 2018

Plano de Trabalho Coordenação Superior 2019 

PLANO ANUAL 2020 

PLANO ANUAL 2021

PLANO ANUAL 2022

 

 



Nos links abaixo você tem acesso aos Calendários Acadêmicos do Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais:

2022.1 Turma 5º Período

2022.1 Turma 3º Período

2021.1. e 2021.2 Turma Veteranos

2021.1 e 2021.2 Turma Ingressante

2020.2

2020.1

2019.2

2019.1

2018.2

[/tab]

Nos links abaixo você terá acesso aos Trabalhos de Conclusão de Curso:

ATAS DE DEFESA

TCC 2021

Fim do conteúdo da página