Núcleos de Inclusão
NEABI | NAPNE
O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) tem ciência da sua missão e responsabilidade em ofertar uma educação fundamentada nos princípios da inclusão social, tendo em vista a garantia dos Direitos Humanos. Em seu planejamento, o IFMA busca incluir atividades, políticas e programas educacionais voltados para responder tal necessidade.
Por meio da Resolução Nº 030, de 11 de junho de 2014, do Conselho Superior (Consup), o Instituto criou a Diretoria de Direitos Humanos e Inclusão Social (DDHIS), que se propõe a mobilizar a comunidade acadêmica e a sociedade maranhense para viabilizar atividades educativas que sensibilizem gestores, servidores (docentes e administrativos), estudantes, pais e/ou responsáveis e a comunidade, para promoverem ações que contribuam na melhoria das relações interpessoais desse público, além de apontar alternativas de solução para as problemáticas que envolvam a garantia dos direitos das pessoas no dia a dia da instituição bem como da comunidade em geral.
Além da DDHIS, o IFMA mantém em sua estrutura núcleos de inclusão social que pretendem contribuir para a promoção de políticas e programas de ações afirmativas.
O Campus São José de Ribamar tem em sua estrutura os núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) e o de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne).
Redes Sociais